entrar


BANCO DE SEMENTES



                        

Experiência: BANCO DE SEMENTES

Chamada: BANCO DE SEMENTES

Ano Publicação: 2010
O banco de sementes SENHOR Dos exércitos: na luta pela garantia dos nossos direitos sociais, fica a 4 km do município do crato,
Os Bancos de sementes são modelos alternativos de administração coletiva da reserva de sementes necessária para o plantio. O funcionamento se baseia no sistema de empréstimo e devolução. Para o inicio das atividades, o Banco define coletivamente a quantidade de sementes que cada agricultor ou agricultora tem que depositar e qual serão a porcentagem que deve ser acrescentada na devolução.Este sistema trabalho de arrecadação de sementes foi feito através de Juvenal em 1998 e tem 38 associados.A família associada toma emprestada certa quantidade de sementes, à que se acrescenta uma porcentagem quando devolvida depois da colheita. Seu juvenal é um dos agricultores pioneiros no trabalho de transição para a agroecologia. Hoje ele tem consolidadas as práticas de adubação orgânica utilizando o esterco de vacas e de ovelhas; o controle de pragas e doenças das plantas, com defensivo natural; e, a seleção de sementes, principalmente de feijão, milho e sorgo. Essas três práticas combinadas garantem o “alimento para a família”. Juvenal afirma que “o mais importante é ter o alimento para o consumo do ano”.
No início da experiência a qualidade não era muito satisfatória, mas hoje, existe um controle de qualidade do milho que sai e que entra no banco.
O banco de sementes se coloca como desafio a estocagem de milho,sorgo e feijão que hoje ainda é bastante precária e a possível ampliação para outros produtos como andu e/ou fava. Também precisa melhorar o processo de devolução, que hoje ainda deixa a desejar.
Esta experiência demonstra que a comunidade organizada consegue contribuir para aquela economia mais sustentável, que tanto acreditamos, adquirindo assim maior autonomia em relação aos patrões, bancos, governos e políticos.
Outro grande benefício do banco de sementes consiste na conservação das sementes crioulas, ou seja aquelas que já são totalmente adaptadas à região e que são as variedades locais, já que os programas governamentais de sementes oferecem variedades "melhoradas", que quase sempre não estão adaptadas à agricultura familiar.
O Banco de sementes é sobretudo um importante instrumento para garantir a sobrevivência do pequeno agricultor no semi-árido brasile



Autor(es):

ACB - Associação Cristã de Base
ACB - Associação Cristã de Base
EMBRAPA Semi-árido

Relator(es):

djane silva oliveira

Anexos
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()

Áreas Temáticas
 Processos pós-colheita
 Sementes
 Sistemas de Produção Agrícola

Áreas Geográficas
 Crato
  Processos pós-colheita
  Sementes
  Sistemas de Produção Agrícola

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão