entrar


Construção do Conhecimento Agroecológico na cidade: A experiência do Programa de Agricultura Urbana da AS-PTA na zona oeste do município do Rio de Janeiro



                        

Experiência: Construção do Conhecimento Agroecológico na cidade: A experiência do Programa de Agricultura Urbana da AS-PTA na zona oeste do município do Rio de Janeiro

Ano Publicação: 2000
A AS-PTA é uma organização não governamental que vem desenvolvendo programas de desenvolvimento rural há mais de 15 anos, em diferentes regiões do Brasil, adotando metodologias participativas e fundamentados na agroecologia.

Desde outubro de 1999, a AS-PTA deu início ao seu programa de agricultura urbana na zona oeste do município do Rio de Janeiro, RJ. Os contextos sociais, econômicos, ambientais e culturais no meio urbano são completamente diferentes dos rurais aonde a AS-PTA já vinha desenvolvendo as suas experiências. Foi feita uma concentração de esforços para adaptar as metodologias experimentadas no meio rural, para o meio urbano.

No início deste novo programa foram consideradas as hipóteses de que mesmo dentro da cidade era possível encontrar moradores com práticas agrícolas e que estes moradores teriam um forte papel impulsionador das dinâmicas de agricultura junto aos seus vizinhos. Foi considerada também a importância das organizações comunitárias locais como mobilizadoras e incentivadoras da prática da agricultura nos pequenos espaços ociosos da cidade.

A partir da localização das experiências dos moradores da cidade com práticas agrícolas, da promoção dos intercâmbios e das visitas, dos mutirões, da sistematização das experiências, o programa de agricultura urbana vem crescendo na região, envolvendo atualmente aproximadamente 400 famílias.

O principal ensinamento que esta experiência tem demonstrado é que mesmo dentro das áreas mais urbanizadas da cidade, ainda existem conhecimentos e experiências de práticas agrícolas. Estes, quando mobilizados, fortalecem interações sociais, que por sua vez conferem à agricultura urbana um papel estratégico para o fortalecimento da segurança alimentar, das relações sociais, da manutenção da cultura e da garantia de uma ambiente saudável para se viver na cidade.
Autor(es):

AS-PTA Agroecologia e Agricultura Familiar
Pastoral da Criança
Rede Fitovida

Relator(es):

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Anexos
  frm_exp_cca_ex_anexo ()
  frm_exp_cca_ex_anexo ()
  frm_exp_cca_ex_anexo ()

Áreas Temáticas
 Agricultura Urbana
 Alimentação, Saúde e Plantas Medicinais
 Construção do Conhecimento Agroecológico

Áreas Geográficas
 Rio de Janeiro
  Agricultura Urbana
  Alimentação, Saúde e Plantas Medicinais
  Construção do Conhecimento Agroecológico

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão