entrar


Sítio Pedacinho do Céu - a experiência do S. José Sebastião Brum e família



                        

Experiência: Sítio Pedacinho do Céu - a experiência do S. José Sebastião Brum e família

Chamada: Experiência em agroecologia em assentamento de reforma agrária no estado do Rio de Janeiro

Ano Publicação: 2010
O agricultor José Sebastião Brum nasceu na roça e aprendeu com os pais a plantar, a onde morava no estado do Espírito Santo, trabalhando com o quiabo utilizando-se de veneno pode perceber o mal que faz a saúde. Diante das dificuldades do campo foi trabalhar na cidade e numa das viagens que fazia, observou um pessoal acampado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro surgiu um interesse por aquele movimento de pessoas, se juntou a eles e bem articulado tomou frente do movimento como um dos lideres e na luta conseguiram a repartição de terras, na cidade de Conceição de Macabu em 1987.
A terra adquirida no alto do morro da fazenda São Geraldo já havia algumas árvores frutíferas como uma antiga jaqueira enorme que marca presença aos visitantes, lavraram a terra com milho, quiabo, feijão, café e pés de frutas, sempre observando a mata e compreendendo o convívio entre as plantas, hoje possui um terreno com variedades misturadas, onde há o plantio econômico de madeira intercalados por palmeiras e frutas, horta e plantas medicinais, criações de porcos, galinhas, codorna, coelho, cabritos, gado e abelha, além de um tanque de peixe. Visando a qualidade de água e proteção ambiental, faz por conta própria reflorestamento das nascentes.
Sempre com pouca ajuda técnica, foram vencendo as barreiras dos preconceitos do povo da cidade sobre o movimento, através de uma apresentação num festival com teatro, música e o plantio de quiabo na baixada. Todo o processo foi um ensinamento, que resultou na formação da associação, comercialização e cooperativismo.
A família toda sempre envolvida, com sua esposa além dos cuidados na roça produzindo o artesanato de fibras, reciclagem, crochê, caixa de madeira, entre outros, deu a luz a dois meninos que já nasceram dentro do movimento e acompanharam todo o percurso de um ensinamento onde a união do povo mostra que assim se faz a diferença e vence as barreiras num mundo que ainda não olha pra terra como deveria.
Autor(es):

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Relator(es):

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Anexos
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()

Áreas Temáticas
 Sistemas de Criação Animal
 Sistemas de Produção Agrícola
 Assentamento Rural

Áreas Geográficas
 Conceição de Macabu
  Sistemas de Criação Animal
  Sistemas de Produção Agrícola
  Assentamento Rural

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão