entrar


Sítio Brava Gente/ Cícero Guedes dos Santos



                        

Experiência: Sítio Brava Gente/ Cícero Guedes dos Santos

Chamada: Produção agroecológica de base familiar em assentamento rural do norte fluminense

Ano Publicação: 2009
O agricultor assentado Cícero Guedes dos Santos, desde o inicio da ocupação do seu lote em 2002, já possuía o desejo de ter em sua área diversidade de plantas , respeitando a natureza e aproveitando de tudo que ela poderia dar. A natureza , inclusive, foi a fonte de inspiração para esse tipo de consciência e o entendimento da mesma fez com que esse sentimento de preservação e convívio fosse dia-a-dia aumentando.
Através da doação de sementes de um companheiro do movimento em Miguel Pereira o agricultor começou com o plantio de sua cerca viva de sabiá, inclusive o sabiá é o orgulho deste agricultor, que viu sua propriedade melhorar visualmente e também obter uma boa fonte de renda. A partir disso se inicio o desenvolvimento de experiências no lote pela observação de outras experiências realizadas em visitas técnicas proporcionadas pelo movimento(MST). O MST cumpriu papel importante na consolidação da construção do conhecimento agroecológico por parte desse agricultor. Uma vez que seus técnicos sempre proporcionaram oportunidade para uma visão diferenciada do desenvolvimento da produção agrícola através da agroecologia, seja por visita a outros agricultores ou seja por cursos de formação , etc.
Seu Cícero também é conhecido pelas suas bananas, elas estão presentes em muitas partes do lote, consorciadas com leguminosas, milho e espécies frutíferas. Demonstra ser uma pessoa interessada no desenvolvimento do seu lote e deseja muito que suas experiências sejam praticadas por outros assentados, porém existe uma resistência por parte de muitos agricultores no assentamento Zumbi dos Palmares e muito fazem a opção pela monocultura de cana, coco ou pasto, o que torna ainda maior o desafio da construção da agroecologia. A família sempre se envolveu nas tarefas do sítio. Os filhos crescem vendo a experiência se desenvolver e vão aprendendo com o pai e todos tem ciência de que os alimentos que hoje estão na mesa da família são de qualidade muito superior aos do supermercado e isso desperta o interesse dos filhos para que também participem das lutas do pai.
Ele relata que desde que as experiências no seu lote passaram a dar certo, houveram alguns erros experimentais no meio do caminho, a qualidade de vida dele e da família melhorou bastante e é isso que lhe dá energia para continuar sempre. Seu Cícero é uma referencia tanto entre os companheiros de movimento como também entre estudantes e professores da Universidade do Norte Fluminense, que o vêm como um dos ícones da construção do conhecimento agroecológico no Norte Fluminense.
Autor(es):

CPT - Comissão Pastoral da Terra
MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Relator(es):

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Anexos
  frm_exp_geral_ex_anexos_0 ()
  frm_exp_geral_ex_anex ()
  frm_exp_geral_ex_anex ()

Áreas Temáticas
 Desenvolvimento Rural
 Sistemas de Produção Agrícola
 Assentamento Rural
 Sistemas de Cultivo

Áreas Geográficas
 Campos dos Goytacazes
  Desenvolvimento Rural
  Sistemas de Produção Agrícola
  Assentamento Rural
  Sistemas de Cultivo

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão