entrar


Grupo de Estudos Agroecológicos "AgroCrioulo"



                        

Experiência: Grupo de Estudos Agroecológicos "AgroCrioulo"

Chamada: Grupo oriundo do movimento estudantil, que enfoca o estudo e o debate sobre a agroecologia

Ano Publicação: 2009
O movimento agroecológico da UENF surgiu a cerca de 10 anos através da internalização do debate de agroecologia da FEAB que o Centro Acadêmico realizava dentro da universidade. Porém ,só recentemente, foi consolidada a formação de um Grupo de Agroecologia para realizar debates e práticas sobre o tema.
O grupo que se iniciava tomou a frente da organização do VI Encontro Regional de Agroecologia da FEAB em Abril de 2008. A partir disso o grupo foi se consolidando, se fortalecendo, ganhando corpo e reconhecimento dentro e fora da universidade. Há um ano acontecem atividades práticas em uma pequena área cedida pela universidade e também debates periódicos realizados pelo grupo junto a comunidade estudantil.
A proposta do Grupo é trazer o debate da Agroecologia para dentro da universidade e a partir disso mostrar aos demais estudantes e professores as contradições do modelo do agronegócio e do atual ensino oferecido pela UENF. Os debate sempre fazem uma ponte do movimento agroecológico com as lutas dos movimentos sociais do campo , não ficando preso somente a discussão acadêmica. A metodologia visa o fortalecimento do trabalho coletivo, rompendo com o individualismo tão presente nos meios acadêmicos. O grupo proporciona vivências práticas com pequenos agricultores da região, fazendo com que o estudante se questione a partir do momento em que passa a conhecer a realidade do campo, aquela que geralmente ele não tem conhecimento durante sua formação na academia.
Durante os finais de semana acontecem os espaços de práticas agroecológicas do grupo, onde todos os membros se encontram na área experimental do grupo para realizarem trabalhos e experimentarem técnicas agroecológicas. Assim o estudante passa a ter um contato com o trabalho e com a terra, aprende a trocar conhecimento com outros companheiros, além de ser um espaço agradável e de interação do grupo.
Por ser um grupo muito novo, ainda existem algumas dificuldades metodológicas , porém os membros estão cientes disso e dia-a-dia trabalham para melhorar a dinâmica do AgroCrioulo e sabem que assim como a Agroecologia não é uma “receita de bolo” o trabalho em grupo também não é, cabe entender a dinâmica que melhor se adapta aos estudantes para se conseguir avançar nas lutas.
Os debates realizados pelo grupo sempre trazem elementos políticos da agroecologia, principalmente com relação ao enfrentamento a ideologia do agronegócio dentro e fora da universidade, em vista de formar profissionais mais conscientes do papel que tem para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar
Autor(es):

UENF -Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Grupo de Estudos Agroecológicos Agrocrioulo

Relator(es):

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Áreas Temáticas
 Construção do Conhecimento Agroecológico

Áreas Geográficas
 Campos dos Goytacazes
  Construção do Conhecimento Agroecológico

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão