entrar


Rede Ecológica



                        

Experiência: Rede Ecológica

Chamada: Iniciativa de consumidores visando o estreitamento do campo com a cidade, buscando viabilizar uma alimentação agroecológica

Ano Publicação: 2009
Grupo de consumidores que se iniciou em 2001. Realiza entre outros, compras coletivas de produtos agroecológicos. As compras são semanais em 4 nucleos-bairros (Urca, Santa Teresa, Tijuca e Humaitá), de produtos frescos, e mensais envolvendo além destes, os bairrs de Copacabana e Jacarepaguá. Os produtos secos vem de várias partes do país, possibilitando aos consumidores um cardápio orgânico básico. O objetivo da Rede Ecológica está voltado para a conscientização e organização de consumidores, além de apoiar associações de pequenos produtores agroecológicos.
Além das compras coletivas, também há atividades voltadas para o reaproveitamento de materiais (evitar embalagens, devolução das mesmas, repasse de objetos para o campo, confecção de cadernos ecológicos), o agroturismo (visita aos produtores, reforçando a relação campo-cidade), mexendo com a terra (compostagem, estimulo a hortas) dentro da cidade,. Participamos em campanhas, mais especificamente em relação aos transgênicos. Estamos começando a trabalhar com abaixc-assinados, um de apoio a questões da Convenção de Curitiba, o segundo em relação ao milho crioulo, e vamos iniciar um de apoio as mulheres da Via Campesina em relação a Aracruz.
Participamos do Fórum de Cooperativismo Popular do Rio de Janeiro, integrando a economia solidária. Em realidade, é um projeto de economia solid[ária e educação ambiental.
O projeto se desenvolveu aos poucos, lutando com algumas dificuldades, que tem a ver com a abertura de consumidores para uma participação mais efetiva e para lidar com eventuais dificuldades que surjam, a falta de organização nossa e também dos produtores. Mas tem crescido lenta mas continuamente, e é uma das poucas referencias do tipo existentes no país.
Envolvimento maior de mulheres tem a ver com a questão alimentar, a criação dos filhos, já queem geral as pessoas mais engajadas tem família, com crianças muitas vezes pesquenas.

Reportagem Rede Ecológica - Jornal Futura - http://www.politube.org/show/1856
Autor(es):

PACS - Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul
IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Ecnômicas
FASE Educação e solidariedade
CEDAC - Centro de Ação Comunitária
CAPINA cooperação de apoio a projetos de inspiração alternativa
Rede Ecológica

Relator(es):

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Áreas Temáticas
 Processos pós-colheita
 Comercialização

Áreas Geográficas
 Rio de Janeiro
  Processos pós-colheita
  Comercialização

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão