entrar


Projeto Etnodesenvolvimento Quilombola – Iniciativa piloto – capacitação de Comunidades Quilombolas no Estado do Rio de Janeiro



                        

Experiência: Projeto Etnodesenvolvimento Quilombola – Iniciativa piloto – capacitação de Comunidades Quilombolas no Estado do Rio de Janeiro

Chamada: Experiência em desenvolvimento local de comunidades quilombolas no Estado do Rio de Janeiro

Ano Publicação: 2009
O projeto ora apresentado tem por objetivo a consolidação e o fortalecimento das associações de três comunidades quilombolas (Marambaia, Preto Forro e Alto da Serra), bem como a melhoria da qualidade de vida de seus moradores, através da capacitação de sua população para a auto-gestão, para o desenvolvimento sustentável e para a agroecologia.
O projeto é desenvolvido por Koinonia em parceria com o MDA e se dará em duas etapas: a primeira (já concluída) de 05 oficinas divididas por temas: Direitos quilombolas, Formas de organização de grupos; Questões ambientais, formas sustentáveis de produção e políticas públicas. E a segunda etapa (com início em maio de 2006) terá como objetivo que a comunidade (a partir do diagnóstico realizado na primeira fase) defina temas prioritários a serem objeto de pequenos planos de desenvolvimento das comunidades.
As comunidades envolvidas no projeto nunca tiveram nenhum tipo de apoio de órgãos ligados à agricultura, mas não usam agroquímicos e têm uma relação de proteção ao território que ocupam, apesar de em duas haver conflito sobre a posse da terra: com a Marinha (no caso da Marambaia) e com um grileiro (no caso de Preto Forro). Na comunidade de Alto da Serra o grupo ainda não entrou com o pedido de reconhecimento da posse da terra.
O projeto conta com uma equipe de 04 supervisores e cerca de 10 consultores e voluntários.
Autor(es):

Ministério do Desenvolvimento Agrário
KOINONIA - Presença Ecumênica e Serviço

Relator(es):

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Áreas Temáticas
 Desenvolvimento Rural
 Desenvolvimento Local

Áreas Geográficas
 Rio de Janeiro
  Desenvolvimento Rural
  Desenvolvimento Local

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão