entrar


Incentivo ao aproveitamento de quintais urbanos para cultivos agroecológicos: a experiência da AS-PTA em parceria com a Pastoral da Criança na zona oeste do Rio de Janeiro.



                        

Experiência: Incentivo ao aproveitamento de quintais urbanos para cultivos agroecológicos: a experiência da AS-PTA em parceria com a Pastoral da Criança na zona oeste do Rio de Janeiro.

Chamada: Agricultura urbana com enfoque agroecológico na zona oeste do minucípio do Rio de janeiro

Ano Publicação: 2009
O projeto “Integrando o Resgate das Experiências de Cultivos em Quintais ao Trabalho da Pastoral da Criança”, na Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro, iniciou-se em 2003 com um grupo de líderes da Pastoral da Criança da comunidade Vilar Carioca em Inhoaiba.
À medida que o projeto foi se desenvolvendo e se ampliando, novas comunidades foram se integrando; hoje participam 25 comunidades.
As líderes envolvidas no projeto são constantemente estimuladas a identificarem nas comunidades que acompanham, as pessoas que já praticam agricultura nos seus quintais. Essas pessoas, de acordo com sua disponibilidade e interesse apóiam o projeto, facilitando o trabalho.
Cada iniciativa é valorizada e as características de cada comunidade são respeitadas. Uma equipe do Programa de agricultura urbana da AS-PTA presta assessoria técnica e metodológica ao projeto.
A equipe da AS-PTA e as líderes reúnem-se mensalmente para discutir temas ligados à agricultura e também para avaliar e planejar o trabalho. São realizadas oficinas valorizando os saberes das líderes. Bimestralmente há encontros para a apresentação das experiências, onde a líder comunica ao grupo a sua experiência com as famílias e como busca soluções para os problemas do cotidiano. Essas reuniões também se destinam ao planejamento das visitas técnicas de apoio e mutirões nas comunidades que apontam necessidades.
No desenvolvimento do trabalho é fundamental entender e conhecer o que as famílias sabem sobre plantio, o que elas trazem de conhecimentos e de quê elas são capazes. É com base nesses conhecimentos, habilidades e capacidades, que cada líder planeja e estrutura sua ação, de modo que as famílias possam superar suas dificuldades de alimentação, participando ativamente desse processo

Agricultura na cidade - Experiências em quintais da periferia do Rio de Janeiro - http://www.politube.org/show/1531
Autor(es):

AS-PTA - Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa
Pastoral da Criança

Relator(es):

Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro

Anexos
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()
  frm_exp_geral_ex_anexo ()

Áreas Temáticas
 Agricultura Urbana

Áreas Geográficas
 Rio de Janeiro
  Agricultura Urbana

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão