entrar


Tio Juca e a Zona Sul de Porto Alegre



                        

Experiência: Tio Juca e a Zona Sul de Porto Alegre

Ano Publicação: 2016
A família é composta pelo casal Eliseu Rosa da Silva (69 anos), Ivone Lopes da Silva (61 anos) e seus filhos Maria Jurema Lopes da Silva (30 anos). A familia moram na propriedade e fazem diferentes trabalhos para o sustento da família, sendo que a composição da renda familiar provém 100% da agricultura, sendo principal a venda em feiras de produtos in natura - principalmente alface, além da venda de produtos beneficiados que vendem em casa por realizarem turismo rural em sua propriedade.
A propriedade localizada no extremo sul de Porto Alegre possui 1,5 hectares, sendo ocupada por muitas hortas, com uma diversidade de consórcio entre estas e espaços com conglomerados de componentes arbóreos nativos além de um açude no meio da propriedade. É uma área plana com elevações para escoar as chuvas e não umedecer em excesso a área.
A comercialização principal dos produtos é realizada na feira da José Bonifácio, mas somente os produtos in natura. Os produtos beneficiados são vendidos apenas na propriedade, muito atrelado ao Turismo Rural. Agora, com a cozinha e a com a OPAC, que irão participar, poderão vender para terceiros pois conseguirão liberação para venda assim como selo da prefeitura.
Autor(es):

Resnea (Rede Sul de Núcleos de Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânicos)
Resnea (Rede Sul de Núcleos de Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânicos)

Relator(es):

Yuri Pinheiro Sias

Áreas Temáticas
 Desenvolvimento Rural
 Sistemas de Produção Agrícola
 Construção do Conhecimento Agroecológico

Áreas Geográficas
 Porto Alegre
  Desenvolvimento Rural
  Sistemas de Produção Agrícola
  Construção do Conhecimento Agroecológico

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão