entrar


Valdeci: Morrinhos do Sul



                        

Experiência: Valdeci: Morrinhos do Sul

Ano Publicação: 2016
A propriedade está situada na localidade da Pixirica, no município de Morrinhos do Sul. A família Evaldt obtém renda da agricultura, a partir da comercialização de hortaliças (aproximadamente 30% da renda total), banana (30%), polpa de juçara (10%) e produção de alimentos para autoconsumo (30%). A propriedade onde residem atualmente era da família da mãe de Valdeci. Faziam agricultura de queimada: criava-se uma capoeirinha, cortavam, queimavam e plantavam em cima. “Naquele tempo dava para fazer isso”. Cultivavam aipim, batata, feijão, milho e tinham áreas de potreiro, não usavam veneno nem adubos químicos. Valdeci foi criado na região trabalhando de diarista e ajudando os pais em casa.
Em 1997 a família começou a produzir de forma ecológica, por influencia da organização de alguns vizinhos que formaram a APEMSUL (Associação dos Produtores Ecologistas de Morrinhos do Sul) em conjunto com o Centro Ecológico do Litoral Norte. Dois anos depois, a família foi a uma visita de campo com o extensionista Jorge Luiz Vivan e uma equipe da UFRGS em São Paulo para ver uma experiência Agroflorestal, com plantio de palmeiras em meio a bananais.
Atualmente a propriedade é altamente diversificada, a família virou referência, recebe visitas constantes de grupos de estudantes, estagiários e interessados em Agroecologia e produção Agroflorestal.
Autor(es):

Resnea (Rede Sul de Núcleos de Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânicos)
Resnea (Rede Sul de Núcleos de Agroecologia e Sistemas de Produção Orgânicos)

Relator(es):

Yuri Pinheiro Sias

Áreas Temáticas
 Sistemas Agroflorestais e Agroextrativismo
 Desenvolvimento Rural
 Construção do Conhecimento Agroecológico

Áreas Geográficas
 Morrinhos do Sul
  Sistemas Agroflorestais e Agroextrativismo
  Desenvolvimento Rural
  Construção do Conhecimento Agroecológico

Comentários
Nome E-mail Comentário Data Inclusão